18 julho 2016

Istambul numa tarde

  Andando a Turquia nas bocas do mundo, não queríamos deixar passar a oportunidade de relatar um pouco daquilo que foi a nossa rápida, mas intensa passagem neste grandioso país, mais propriamente por Istambul.
   Visitámos Istambul de passagem, pois o nosso destino final seria o Irão . Serviu sobretudo para nos "aguçar" o apetite (literalmente também). Ficámos "cheios de fome" para visitar a Turquia um dia com mais tempo.

   Aterrámos em Istambul-Ataturk airport a meio da manhã e seguiríamos para o Irão no dia seguinte ao fim tarde, conclusão: Tínhamos uma tarde para dar uma volta por Istambul. E foi o que fizemos.
   Foi muito fácil, apanhámos o metro à saída do aeroporto que nos leva ao centro histórico ou seja Sultanahmet, depois era só uma pequena caminhada até ao nosso alojamento.
   Pode ver como ir aqui:
   www.travelwithpedro.com/pt/como-ir-do-aeroporto-de-istambul-ao-centro/
  
   A dormida já tínhamos previamente escolhido com a ajuda do viajante João Leitão que indica no seu blog (www.joaoleitao.com) o Sinbad Hostel.

   Sendo só uma noite queríamos algo barato, confortável q.b e que fosse o mais próximo possível da zona central de onde se pode visitar a pé as duas grandiosas Mesquitas: Azul e Hagia Sofia e também o palácio Topkapi.
   Acabaríamos no entanto por visitar apenas a Mesquita Azul dado a Sofia estar fechada e o Palácio Topkapi também.
   Poderíamos e teríamos tido tempo para visitar o Grande Bazar, mas só o faríamos na viagem de regresso do Irão.
  
Vista à saída do Tram/metro

Interior da Mesquita azul
Teto Mesquita azul
Mesquita azul
   Estava muito calor, fomos para o nosso alojamento, tomámos duche e voltámos à noite para uma voltinha, jantar, comer um gelado ou beber um suminho de romã antes de ir dormir.

Entre as Mesquitas as pessoas sentam-se para ouvir as orações



O nosso hotel em Istambul

   Foi muito boa decisão ter vindo para este hostel. Como fica um pouquinho fora já da zona turística (mas ainda assim perto) fomos andando a pé e descobrimos algumas ruas interessantes onde haveríamos de encontrar restaurantes na sua maioria só frequentados por gente local, e mais baratos !!

Pão ainda quentinho muito bom, arroz espectacular, carne fabulosa, ficámos apaixonados pela cozinha Turca.
   No dia seguinte fizemos o percurso inverso e lá fomos nós até à Antiga Pérsia !! Sabendo que na vinda voltaríamos a "comer" Istambul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário