27 julho 2016

Tchogha Zanbil: Património UNESCO debaixo de 49º

O velho ditado de que: "Quem corre por gosto não cansa..." não poderia ser melhor aplicado a este nosso dia no Irão.
   Depois de uma longa e "quente" viagem nocturna de 8 horas desde Kermanshah,
chegámos porventura ao destino mais improvável que se poderia ter.
   Primeiro pela zona em si, o Khuzestan, uma província no sul que faz fronteira com o golfo pérsico bem pertinho do Iraque. E depois pela altura do ano em que a visitámos, Agosto, em que as temperaturas oscilam "SÓ" entre os 35º à noite e os 49º (para não dizer 50º) durante o dia.

E porquê então fazer este esforço e vir até aqui ? Resposta: Queríamos ver de bem perto um monumento que tínhamos visto na internet dias antes de partir, um Ziggurat. E o que é um Ziggurat ?
Os Ziggurat são templos em forma de pirâmide com vários níveis que se construíam na mesopotâmia, encontrando se aqui nesta zona um dos mais conhecidos o:Tchogha Zanbil.

Posto assim, se calhar não trará grande entusiasmo, mas se lhe disser que foram construídas pelas primeiras grandes civilizações do nosso planeta (Elamitas) e que poderíamos ver ainda a sua escrita preservada nos tijolos do edifício, (inclusive tocar-lhe) isso sim, a nós, entusiasmava-nos.

Carla e panorâmica de Tchogha Zanbil

E assim foi, fomos visitar Tchogha Zanbil (poderá ver aqui um bom vídeo sobre o ziggurat).
   Tchogha Zanbil está situado a cerca de 80km a norte de Ahvaz, a maior cidade desta região e o nosso ponto de partida para visitar este antigo monumento.
   Partimos desde a rodoviária de Ahvaz até Tchogha Zanbil assim que chegámos. Eram 6 da manhã e estavam 43º... apanhámos um táxi e fomos directos, pois mais tarde, a temperatura aumentaria certamente e tornar se ia mais "insuportável".
   Percebemos que o "nosso" taxista ficou um pouco incrédulo com a nossa visita, não falava inglês mas percebemos isso. Pagámos 10 euros por uma viagem de 160km (ida/volta) e ainda ficaria à nossa espera para nos trazer de novo para a Ahvaz a fim de apanhar o autocarro para Shiraz.
   A paisagem é inóspita, está uma humidade brutal para não falar do calor, e tresanda um cheiro a gás e petróleo resultante das centenas de poços e refinarias existentes e que avistamos ao longe.
É sem dúvida um lugar estranho.

A caminho do ziggurat
   Outra característica da região é esta ter sido fortemente atingida pela guerra dos anos 80 Irão/Iraque, pela estrada fora há fotografias dos jovens soldados que morreram ao serviço do seu país nesta guerra.

Percebemos que esta guerra marcou muito o povo iraniano, e por todo o lado encontram-se homenagens aos soldados mortos em combate ou mesmo vítimas inocentes dos bombardeamentos de Saddam nos anos 80. De certo modo esta região devido à riqueza em recursos petrolíferos foi uma das causas desta sangrenta disputa entre Saddam e o regime iraniano.

Chegamos a Tchogha Zanbil, não está ninguém a não ser o guarda que vende os bilhetes de ingresso num pré fabricado.
   O taxista toma a dianteira e fala com o senhor. Pergunta só de onde somos. Não nos é cobrado qualquer bilhete e temos ordem para avançar à vontade.
   Temos Tchogha Zanbil só para nós !!

Tchogha Zanbil foi construído por volta de 1250 a.c pelos Elamitas no tempo do rei Untash-Napirisha.
   Era a sua cidade sagrada rodeada por três imponentes muralhas concêntricas, permanecendo no entanto inacabada devido à invasão de um outro povo como atestam milhares de tijolos encontrados sem ser utilizados.
   Com a morte do seu impulsionador, o local foi aos poucos sendo abandonado até ser destruído abruptamente pelo rei assírio Ashurbanipal em 640 a.c.

Tchogha Zanbil está inscrito no Património da UNESCO desde desde1979 (http://whc.unesco.org/en/list/113) sendo mesmo o primeiro local do Irão a figurar nesta extensa lista.

Um dos primeiros modos de escrita no mundo, este utilizado pelos Elamitas
   Apesar de inóspito não deixa de ser um local místico, e sentimos essa energia.
Sentimos que valeu bem a pena o esforço para visitar este local, não é todos os dias que se tem a possibilidade de ver de perto algo tão antigo.
   Numa viagem destas achamos importante saber algo da história do seu povo para entender melhor também o presente, seja ela antiga ou mais recente.

Up's caiu o lenço à Carla...

Deambulámos por ali perto de 1hora. O taxista esperou pacientemente conversando com o guarda do monumento.
   Demorámos mais que o combinado com o taxista, mas ele parece não se ter importado.

É sem dúvida um local inabitual de um país já de si inabitual para viajar apesar do aumento significativo de viajantes nos últimos anos, se gostar particularmente de história, monumentos, vai mesmo adorar, se não, acho que sabendo ao que vai, também irá gostar.

Partimos agora em direcção ao autocarro que nos levará a uma cidade de que gostámos particularmente no Irão, Shiraz.

Paisagem típica desta região perto do Ziggurat

1. Que lugar espetacular! Eu nunca imaginaria. As fotos estão lindíssimas, parabéns!

2. Lugar muito interessante! Estou pensando em voltar ao Irã ainda este ano, e não sabia da existência deste lugar. Dica anotada! :-)

1. Volte Pedro, este lugar é mesmo fora do trilho !

3. O destino é atraente e as dicas óptimas... :-) ...só não conseguiria fazer esta viagem no verão... aguentar estas temperaturas só para bravos... ;-)

4. Que lugar magnífico este, e é tão bom visitar locais menos habituais. Óptimas fotos e gostei mito do post.

5. Sendo um país mais antigos do mundo o Irão ou antiga Pérsia é um destino recheado destes monumentos imponentes que nos deixam boquiabertos! Parabéns pelo artigo.

6. Uau, cada vez fico com mais inveja da vossa viagem ao Irão... :P belo artigo!

7. Já estou com calor só em pensar nestas temperaturas. É para os fortes. Mas apesar do calor, aparenta ser uma experiência incrível. As fotos estão lindas. Parabéns =)

1. Quando fomos sabíamos que iríamos apanhar muito calor, faz parte das experiencia sim !

8. O Irão é um sonho para nós! A cada novo artigo que leio sobre este país minha vontade só aumenta! Desconhecia este lugar e fico muito agradecido por compartilharem conosco! Abraços!

9. Um destino fascinante! Estou gostando muito dos posts pois é um destino que acho bastante dificil que eu conheça pessoalmente, então acho incrível poder conhece-lo pelo seu blog!

10. Uma aula de história por um lugar que considero exótico. Quando penso em turismo por estas regiões, imagino como as guerras marcaram a vida das pessoas e ao mesmo tempo, vejo como é importante preservar a história da humanidade.