06 agosto 2016

Nerja: Verão no coração

   Tal como prometido, após uma introdução sobre Nerja queríamos partilhar convosco mais acerca desta região do sul de Espanha na bela costa do sol na Andaluzia.
   Nerja apesar de estar à beira mar, no seu lado norte está rodeada de montanhas, a Sierra Almijara y Tejeda, o que para nós é ouro sobre azul, temos pois praia e serra , o melhor dos dois mundos a um só passo!





Praia com vista para a serra
   Guarde um tempinho para dar uma volta pela serra, irá descobrir verdadeiros pueblos andaluzes ao percorrer as muitas curvas das estradas da montanha.
   Um deles é Frigiliana que não é por acaso considerado um dos "Pueblos mas bonitos de Espanha".
Frigiliana dista apenas 7km de Nerja. Apesar de ser bastante visitada por turistas, Frigiliana mantém o seu carácter andaluz, o que nos faz assim "esquecer" um pouco os autocarros que chegam aqui carregados de pessoal do norte da europa, deslumbrado por tudo o quanto é do sul e do mediterrâneo.
 
Frigiliana na encosta
 
   É uma aldeia muito sossegada (pelo menos em Setembro) cheia de ruelazinhas, escadinhas com casas típicas, e seus comércios voltados para a rua, e também pequenos restaurantes na sua maioria cada um a competir pela melhor vista que terá para o mar.
 
  


 



Muitas descidas...e subidas

 



Tapas !
 
Quase pegámos na moto!


Siesta



   Desta vez como tínhamos o bebé quisemos ficar mais perto da praia, por isso ficámos hospedados em Nerja. Mas só por isso, senão, teríamos optado por ficar aqui e ir só um dia ou outro até "la plage" !
 
 
      Se quiser ficar alojado nesta aldeia com vista para o mar tem muitas soluções, bastando para isso dar uma olhadela no Booking que é o site por nós mais utilizado.
  
 
 
 
Gato à porta da...peixaria, pois claro!
   Não pretendemos "encher-vos" aqui de pormenores acerca das localidades ou lugares por onde vamos passando. Gostaríamos apenas de vos aguçar o apetite e descobrirem, sentirem por vós mesmos o que os sítios vos poderão dar ou transmitir.
  
   Cerca de 3km de Nerja na N340 no sentido Málaga-Motril, temos uma pequena aldeia também muito interessante e genuína, chamada Maro. Este "Pueblo" à beira mar é um verdadeiro achado.
 
   Mesmo Nerja estando apinhada de turistas no verão, se vier até Maro vai encontrar sim, jovens espanhóis que vêm frequentar uma tranquila praia alternativa muito conhecida por ter sido recentemente nomeada a 3ª melhor praia de Espanha e por ter sido também, local de filmagens da famosa série espanhola Verão Azul. Para quem é fã, foi aqui que foi filmada a célebre cena em que Pancho anuncia aos restantes amiguinhos que "Chanquete a muerto...".
 
   La Caleta como é conhecida esta praia ,é acessível por carro, sendo no entanto aconselhável descer de Maro a pé, dado a dificuldade em estacionar. Tem 1.5km para percorrer a descer, já sabe que no regresso é a...subir.
   A praia tem água puramente cristalina!! Pode também alugar canoas para percorrer as várias falésias existentes até Nerja, e tem também bar de apoio, sendo que o senão é a areia, que não é areia mas sim, calhaus !! O que para nós não é grande stress, ao menos os calhaus não se infiltram em sítios indesejáveis...
 
La Caleta de Maro à chegada
 
 
 
  
 
   Ficámos aqui até ao anoitecer, foi um dia de praia como há muito não tínhamos e ainda tivemos tempo de assistir a uma curiosa sessão fotográfica para um casamento.
 
 


 
Francisco na praia, isto é um achado !
 
Parabéns aos noivos !


 
 
 
Foi até à noitinha !!
   A praia dá fome isso é uma verdade. Por isso não demorámos mais e optámos por jantar por Maro.
Sabíamos que eram as festas religiosas da aldeia que são na primeira semana de Setembro. Foi delicioso. Desde o jantar, até ao sair sempre dramático de uma procissão à espanhola.
   Confira abaixo estes maravilhosos momentos que passámos neste serão.
 
Ensaiando os cânticos flamencos para saudar a "virgem de las maravillas"
 
carne estufada com...batata frita
Ensaiando cantico flamenco
Maro en fiesta !

 
Andor à espanhola...



Virgem ao céu como que para contemplá-la...lindo

 
Devoção



Não pode faltar a banda !
 
No final houve show flamenco !


 
 
   Não temos dúvida que esta zona de Espanha está no nosso coração. Claro que amamos Portugal, e temos coisas belíssimas também, mas isso não invalida que apreciemos outras regiões do mundo.
  
NERJA:

COMO CHEGAR:
   Saindo de Lisboa siga em direcção ao Algarve e depois Sevilha, em Sevilha irá encontrar sinalização em direcção a Málaga. De Málaga tome sentido a Vélez-Málaga e tem duas opções uma Auto estrada paga (que para nós achamos que não vale a pena) e a N340, siga por aí, de Málaga a Nerja são cerca de 50km.

ONDE DOMIR:
   Nerja tem inúmeros locais de hospedagem desde hóteis a casas. Nós alugámos pelo Homeaway este pequeno apartamento que achámos maravilhoso, ideal para 3 pessoas no máximo, ver aqui.
   Pode também averiguar pelo Booking.

Para comer em Nerja tem uma imensa oferta deixamos aqui um exemplo de um local que gostámos bastante o Restaurante Gusto.

Boas férias !



10 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar mas só de ver algumas fotos já me deu vontade de lá ir :D Aquela noiva parece uma sereia a sair do mar! :D Boa viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito curiosa a sessão fotográfica dos noivos...tenho mais fotos mas não me pareceu correto divulga-las. Boas viagens !!

      Excluir
  2. Não conhecia essa cidade é fiquei curiosa para ir conhecer e tem a vantagem de ser aqui pertinho. Gosto muito de Espanha e passei muitas férias lá com a minha família. Tenho óptimas recordações

    ResponderExcluir
  3. Que charme de cidade! Parece ser um ótimo passeio para quem está em Lisboa e quer fazer uma mini road trip né? E que sorte de vocês por estarem lá durante festividades locais!

    ResponderExcluir
  4. A praia de Maro parece ser um sonho!! Como me lembro bem do Verão Azul — já estou a assobiar a música inicial ;) Não conheço esta parte de Espanha, mas já vi que estou a perder. Sem dúvida uma região a descobrir.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço, mas pelo post e pelas fotos já fiquei apaixonada. Que lugar encantador!
    Uma preciosidade lugares que cuidam assim do seu espaço.

    ResponderExcluir
  6. Que "pequena" grande descoberta faço eu da Andaluzia com o teu guia roteiro. Fantástico que visitaste durante as festas paroquiais. Espanha é um mundo sem dúvida. Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá boa noite,
    Já andei tão perto e nunca ouvi falar desta zona... Vou muitas vezes à Andaluzia, por todas as razões e ainda por cima danço flamenco. Excelente dica!

    ResponderExcluir
  8. Adorei Frigiliana toda branquinha no meio das montanhas. Estou encantada com seu post. Ha tanto que conhecer na Espanha. Abraco.

    ResponderExcluir
  9. Conheço muito bem Espanha e é de facto um país onde podemos encontrar cantinhos especiais como este! Esta aldeia não conhecia, mas graças ao teu artigo vai ficar na minha agenda. obrigado!

    ResponderExcluir